Messias se diz honrado com indicação ao STF e que buscará demonstrar ao Senado que reúne requisitos para assumir a função
20/11/2025
(Foto: Reprodução) Saiba quem é Jorge Messias, indicado por Lula para ser ministro do STF
O advogado-geral da União, Jorge Messias, divulgou nota nesta quinta-feira (20) em que se diz honrado com sua indicação, pelo presidente Lula, ao Supremo Tribunal Federal (STF).
No comunicado, publicado em uma rede social, Messias afirmou que buscará demonstrar ao Senado que reúne os requisitos necessários para assumir a função.
"Agradeço a confiança [de Lula] em meu nome e acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação, integridade e zelo institucional", declarou o indicado.
Messias 'seguirá cumprindo papel' pela democracia, diz Lula
Para tomar posse, o escolhido de Lula ainda terá de ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário principal da Casa. São necessários, pelo menos, 41 votos para a aprovação.
"Com fé e humildade confiadas às Senadoras e aos Senadores da República, buscarei demonstrar o atendimento aos requisitos constitucionais necessários ao exercício desta elevada missão de Estado", completou Messias.
Os próximos passos da indicação de Messias
Quem é o indicado por Lula ao STF?
Indicação de Messias ao STF: saiba os próximos passos
Íntegra da nota
Leia a íntegra da nota de Jorge Messias:
NOTA PÚBLICA
Recebo com honra a indicação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Agradeço a confiança em meu nome e acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação, integridade e zelo institucional.
Com fé e humildade confiadas às Senadoras e aos Senadores da República, buscarei demonstrar o atendimento aos requisitos constitucionais necessários ao exercício desta elevada missão de Estado.
Reafirmo meu compromisso com a Constituição da República, com o Estado Democrático de Direito e com a Justiça brasileira, em especial, com os relevantes deveres e responsabilidades da Magistratura nacional.
Brasília, 20 de novembro de 2025.
Jorge Rodrigo Araújo Messias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado ao STF
Ricardo Stuckert/Presidência da República